A importância da Amazônia na mitigação dos impactos ambientais globais
- ademirdesousaneto
- 5 de set. de 2023
- 2 min de leitura
O bioma é uma proteção para a maior diversidade de plantas, animais e microorganismos do planeta. Estima-se que o bioma em questão tenha cerca de 30 milhões de espécies de animais.
Com mais de metade da floresta Amazônica em seu território, o Brasil é estimado como a nação da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Entretanto, uma parte da floresta (cerca de 40%) está localizada em outros nove países sulamericanos, os mais importantes são Peru, Equador e Venezuela. Para o Brasil, é o dedo que é apontar quando se trata da Amazônia.
Qual a ajuda da Amazônia para o planeta?
A floresta tem um papel importante na gestão da água e do CO2. Durante o período de carbono, o planeta Terra é coberto com uma camada de dióxido de carbono extraído da atmosfera pela fonte de energia fóssil que é consumida, além pela queima de plantas e outros materiais orgânicos. Com o CO2, que é um gás de efeito estufa, coletado das camadas atmosféricas pelas plantas gigantes, a proporção deste gás no ambiente é drasticamente reduzida.
É preocupante o alto grau de desmatamento que ocorreu na porção brasileira da Amazônia durante a década de 70, o governo do Brasil facilitou o acesso de agricultores locais à região, criando estradas que facilitaram o deslocamento de maior número de pessoas para áreas antes inacessíveis.
Desenvolvimento Sustentável na Amazônia
Destarte, a adição de valor a esses recursos em novas formas de tratamento da saúde, como a alimentação, a bebida e os cosméticos, é possível, no entanto, a legislação do Brasil não as ajuda. Os botões de punho amazônicos possuem segredos em novas substâncias, enzimas, remédios e fungicidas que podem ser produzidos em laboratórios, resultando em produtos de alto teor de valor.
A lógica social e econômica das tribos amazônicas de se desenvolver economicamente e socialmente é muito eficaz. Entretanto, possíveis formas de vida segura e sustentáveis precisam ser incentivadas pelo governo, o que não é o caso, de modo que o indivíduo que vive na região não dependa de tais recursos para se manter.
Comments