top of page

Sua empresa pode ser sustentável como a Natura e ser destaque no mercado

  • ademirdesousaneto
  • 6 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

O que a Natura de hoje como uma marca de beleza pode fazer pelo mundo?

A Natura é uma empresa 100% neutra em carbono desde 2007. Isso significa que o carbono é contabilizado em tudo o que ela faz, direta ou indiretamente, em toda a sua cadeia de suprimentos, desde o impacto da extração de matéria-prima, descarte do produto, até o impacto das atividades de transporte e fábrica.

Quando as emissões não podem ser evitadas, as compensações podem ser feitas por meio da compra de créditos de carbono para projetos que gerem benefícios sociais e ambientais.


Um jeito de fazer negócios

A Natura faz da proteção da essência de sua marca uma prioridade e estratégia de negócios. O seu propósito é simbolizado pelo "bem-estar" e tem como missão comercializar produtos e serviços que proporcionem aos indivíduos uma experiência harmoniosa na sua relação consigo e com os outros. Ela leva esse posicionamento em consideração, pois acredita em sua visão de que suas atividades estão voltadas para “construir um mundo melhor” de uma perspectiva global.

Em uma era de crescente complexidade social e de mercado, a Natura cumpre uma missão que todas as empresas prezam: dar vida a uma cultura expressa na linguagem dos negócios que abrange suas pessoas, cadeias de valor, experiências, produtos e conceitos.


Ações Sociais e atitudes afins

A estratégia de compartilhamento de valor liderada pela Natura foi aprimorada em 2010 com a criação de uma entidade para administrar seus investimentos sociais privados. O Instituto Natura foi concebido para focar mais na postura social da empresa e verticalizá-la em seu processo de gestão e monitoramento.


A sincronia entre propósito, cultura e atitudes

Integrar uma visão inspiradora, traduzindo-a em uma cultura viva dentro e fora da empresa, e então criar um clima positivo de confiança e percepção de valor, é um processo que sintetiza os principais desafios da gestão de marcas. A força de uma empresa está na coesão entre uma visão estratégica (ou objetivos), uma cultura organizacional que se alinha a esse conjunto de significados e uma imagem cocriada junto ao público.


Lições – Aprendendo com a Natura e levando para minha empresa

Resumo do que pode ser aprendido com o case Natura em termos de marcas e atitudes de marca:

1. Significado consistente: Crie conteúdo inspirador que seja significativo para a empresa, sua história, visão de futuro e, claro, seu público.

2. Implicações práticas: Entenda as necessidades de cada stakeholder, a dinâmica de cada ponto de contato e tome medidas para compartilhar valor com sua rede.

3. Atitude alinhada ao propósito e ao negócio: programas sociais, ambientais, culturais, etc. devem estar alinhados com ambos os objetivos do negócio

4. Perspectivas de Participação e Parceria: As atitudes da marca ganham consistência quando fazem mais do que beneficiar e fortalecer a instituição.

5. Tenha uma visão de longo prazo: Oportunismo, visibilidade fugaz e parcerias ocasionais só podem roubar o valor de uma marca. Deve-se agir de maneira contínua e com objetivos claros.

6. Posicionamento claro: Ter foco no desenvolvimento de atitudes é fundamental para demonstrar relevância para a causa ou conteúdo e como forma de alavancar a “própria opinião” da empresa sobre determinado tema.

7. Comunique-se: Comunique, ative e engaje o público quando sua atitude tiver consistência e resultados.


 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Grey Facebook Ícone
  • LinkedIn

Copyright Ademir Sousa - 2024


Nossa motivação enquanto empresa é guiar o mercado da engenharia num sentido mais responsável e com qualidade, facilitando a vida dos nossos cliente e sendo mantenedores da ordem na natureza.

 

  • Instagram
  • Facebook

©2022 | Criado por Gabriel Henriques

bottom of page