Mineração: Impactos e Mitigação
- ademirdesousaneto
- 7 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
1. O que é a mineração
A mineração refere-se à pesquisa, exploração, extração e aproveitamento de minérios localizados no subsolo. Além disso, é uma indústria muito lucrativa, pois os minérios (metais e não metais) estão presentes em diversos produtos e recursos que as pessoas utilizam, como telefones celulares, aviões, metais e estruturas prediais, moedas, computadores, cosméticos, joias e muitos outros. mais.
Ela fornece insumos para a produção de itens essenciais ao dia a dia. No entanto, esta é uma atividade que pode alterar profundamente os ecossistemas locais, pois são geradas grandes quantidades de resíduos que são descartados erroneamente no meio ambiente, como cavando enormes covas no solo. Há também a questão da água, a mineração utiliza grandes quantidades de água em várias etapas, como pesquisa mineral, mineração, transporte, etc.
2. Quais os principais impacto da mineração?
Os principais impactos ambientais da mineração são: aumento da turbidez e alterações na qualidade da água, alterações do pH (a água pode se tornar mais ácida), contaminação do solo e da água com metais pesados, redução do oxigênio dissolvido nos ecossistemas aquáticos, rios assoreados, poluição do ar, movimentação local. extinção.
3. Como diminuir ou mitigar os impactos da mineração?
Como a mineração é uma atividade que ocorre em áreas muitas vezes distantes dos centros urbanos, muitas empresas não se preocupam com o meio ambiente, pois estão fora da vista da maioria da população. No entanto, é imperativo mudar essa atitude. As organizações do setor de mineração devem aplicar novas tecnologias e buscar inovações para reduzir os riscos ambientais de suas operações.
A agenda da indústria de mineração deve considerar:
• Soluções que minimizem a geração de resíduos e descartem adequadamente;
• Distribuição de água;
• Recuperação de áreas degradadas;
• Reduzir/eliminar o uso de barragens;
• Utilização de software de monitoramento de imagens da superfície da barragem para identificar rapidamente possíveis movimentos irregulares;
• Definir e aderir a parâmetros de segurança mais rígidos;
• Desenvolver planos de contingência mais eficazes;
• Se o projeto está em conformidade com os regulamentos ambientais vigentes;







Comentários