Medidas corretivas sugeridas em um PGRS: Aplicação em ILPI
- ademirdesousaneto
- 9 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Em João Pessoa-PB, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sem fins lucrativos teve que contratar uma consultoria para elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos como cumprimento as exigências da Gerência de Vigilância Sanitária para emissão do Alvará Sanitário. E assim entrou em campo a parceria entre a AS Engenharia e Consultoria Ambiental e a RL Engenharia e Meio Ambiente (https://rlengenhariaemeioambiente.com/), representada pelos engenheiros ambientais, respectivamente, Ademir Sousa e Renato Lins que se prontificaram e fizeram a doação do Projeto.
Após a caracterização e quantificação dos resíduos, identificou-se algumas medidas corretivas básicas que poderiam ser tomadas em qualquer residência, comércio ou empresa e serão elencadas aqui:
1- Racionalização do consumo de papel comum e impressões
Recomenda-se um maior incentivo as tecnologias já existentes, optando pela não impressão de material em papel e em casos extremamente necessários, que os boletins, informativos e documentos de circulação interna sejam preferencialmente impressos em papel reciclado.
2 - Adoção de copos reutilizáveis
Para diminuir o impacto de copos descartáveis, recomenda-se a adoção de copos plásticos reutilizáveis. A escolha por um bom copo de polipropileno (PP) poderá se apresentar como uma alternativa resistente para o uso diário.
3 - Logística Reversa de medicamentos
A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece como obrigatoriedade o correto descarte dos medicamentos por meio da logística reversa, onde as farmácias e drogarias recolhem os medicamentos vencidos e suas respectivas embalagens para encaminhá-los ao descarte correto regido pelas normas da ABNT NBR 16457/2016 que dispõe sobre o assunto.
4 - Fabricação de uma Composteira Doméstica Artesanal
A composteira doméstica é uma solução sustentável, simples e barata para dar destino correto aos resíduos orgânicos da cozinha. Esse lixo representa a metade dos resíduos gerados pelas residências e, com uma mãozinha, pode ser transformado em um poderoso adubo para hortas e jardins.
5 - Palestras de conscientização ambiental com os colaboradores
Recomenda-se, em todas as empresas sejam elas de comércios ou serviços, o treinamento e acompanhamento in loco na avaliação dos procedimentos em execução, em especial junto aos colaboradores, de modo a acompanhar, desde a observação dos resíduos que são depositados nos coletores setoriais, até o acompanhamento dos transbordos e da destinação final de cada categoria de resíduos, promovendo os ajustes necessários na adequação às condições ideais.

Caso tenha ficado algumas dúvidas e você não sabe a quem recorrer, entre em contato e tire suas dúvidas sobre PGRS.







Comentários