Gestão Ambiental nas empresas
- ademirdesousaneto
- 6 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
A ação corporativa para apoiar o desenvolvimento sustentável está na agenda de comunicações, relatórios de negócios e redação acadêmica. Muitos desses trabalhos trazem termos como “boas práticas empresariais”, “sustentabilidade corporativa”, “empresa socialmente responsável” etc. que aparecem em ambientes acadêmicos e na mídia.
Evolução das práticas de gestão ambiental nas empresas
A mudança de atitude deve-se principalmente à realização de custos reais associados à gestão tradicional de resíduos, pois para além dos custos de tratamento e eliminação, existem outros custos associados que normalmente não são contabilizados, como perda de matérias-primas, água e contas de energia, infrações legais e regulatórias, bem como custos relacionados à imagem da empresa.
É nesse contexto que algumas indústrias começam a adotar estratégias voltadas para a redução da quantidade de resíduos gerados por meio de tecnologias de reaproveitamento, reciclagem e recuperação de materiais.
Série ISO 14.000
A família ISO relacionada à gestão ambiental é a ISO 14000, que pode ser implementada em qualquer tipo de organização, tanto privada quanto pública, desde corporativa até administração pública. As normas relacionadas aos sistemas de gestão ambiental incluem requisitos para orientação sobre o uso (ISO 14001:2004) e orientação geral sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio à implementação, incluindo o uso de avaliações de desempenho ambiental e instruções para incorporar o ecodesign. A única norma certificável da série ISO 14000 é a ISO 14001:2004.
Portanto, os procedimentos que buscam indicar tais procedimentos de resolução são complementares ao SGA. Idealmente, os fatores ambientais não são criados para que não precisem ser gerenciados e tratados posteriormente. É neste contexto que surge um modelo de gestão ambiental, que visa priorizar as ações na fonte no âmbito da minimização dos impactos ambientais.
É nesse contexto que surgem estratégias de produção que buscam reduzir e prevenir a poluição na fonte, como a produção mais limpa (P+L) e a produção mais limpa. Embora existam algumas diferenças entre esses termos, principalmente no escopo e na aplicação, em geral, são estratégias proativas que se concentram principalmente nos processos produtivos, com o objetivo comum de reduzir a produção de poluentes na fonte e promover o uso racional dos recursos naturais, evitando a abordagem tradicional de fim de vida: tratamento e eliminação de resíduos.
Comments