ESG: A nova estratégia de marketing empresarial
- ademirdesousaneto
- 23 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Três letras impulsionando o mundo dos negócios: ESG. Em inglês: Environmental, Social, Governance. Em bom português: Meio Ambiente, Sociedade e Governança. Essa tendência reflete o movimento que se desenvolveu nas últimas décadas com um aumento acentuado da atenção da comunidade científica aos efeitos do aquecimento global e outras adversidades relacionadas ao meio ambiente. Diante das causas desse fenômeno, as empresas vêm se mobilizando para adequar suas práticas para torná-las sustentáveis no longo prazo, reduzindo os danos ambientais e da população mundial.
O ESG pode ser detalhado através dos seus fatores:
Fatores Ambientais: Relaciona-se com o impacto de uma empresa no meio ambiente. Desta forma, inclui as emissões de gases da empresa, o uso eficiente dos recursos naturais durante a produção, a poluição e a gestão de resíduos e águas residuais, e as inovações no design ecológico dos produtos.
Fatores sociais: Abrange o relacionamento da empresa com colaboradores, clientes e sociedade. Isso inclui, por exemplo, os esforços da empresa para manter a fidelidade dos funcionários e a satisfação do cliente. Aspectos relacionados à diversidade, inclusão e engajamento dos colaboradores.
Fatores de Governança: liga-se aos mecanismos tradicionais de governança corporativa, que fazem com que a administração atue no melhor interesse de seus acionistas a longo prazo, o que inclui salvaguardar os direitos dos acionistas, manter um conselho com bom funcionamento, ter políticas bem projetadas de remuneração de executivos e de prevenção de práticas ilegais, como fraude e suborno.
Vantagens para as Empresas
Um estudo realizado pela Ágora apontou que eles vão de vantagens competitivas, melhora de reputação, maior lucratividade até à incrementação do valor de mercado do negócio ao longo do tempo.
Tornar-se um ESG tem consequências benéficas para as empresas, tanto interna quanto externamente. Internamente, esses aspectos garantem um ambiente mais diversificado, inclusivo, equânime e transparente, fatores atrativos para os colaboradores.
Ao mesmo tempo, externamente, a adoção de padrões ESG genuínos pode melhorar a reputação de uma empresa e pode incluí-la em alguns índices de sustentabilidade e governança, por exemplo, além de ajudar a obter descontos em financiamentos de crédito.
No entanto, é fundamental tomar alguns cuidados, principalmente no que diz respeito ao famigerado greenwashing. Basicamente, trata das virtudes ambientais das organizações usando técnicas de marketing e relações públicas para criar uma imagem positiva na opinião pública para esconder ou desviar a atenção do impacto negativo que essas empresas têm sobre elas. Isso é manipulação real - daí a importância de as empresas fazerem da transparência uma de suas práticas.
Entre as vantagens de investir em títulos ESG, a responsabilidade social por trás do investimento pode ser destacada como a principal vantagem. Dessa forma, os investidores não apenas conseguem rentabilizar o valor investido, mas também sabem que esses recursos estão sendo utilizados em iniciativas em benefício próprio para melhorar todos os aspectos da sociedade.







Comentários