COMO MINIMIZAR OS IMPACTOS DAS INDÚSTRIAS
- ademirdesousaneto
- 10 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
1. Quais os principais impactos que as atividades industriais causam?
Poluição da Água: As atividades industriais são uma das principais causas da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam grandes quantidades de resíduos tóxicos nos rios, destruindo ecossistemas e tornando a água imprópria para consumo.
Desmatamento: O crescimento urbano e industrial também contribuiu para a destruição das florestas do Brasil, resultando em um desequilíbrio da flora e da fauna. À medida que as florestas nativas diminuíram, algumas plantas e animais foram extintos ao longo dos anos.
Poluição do ar: A poluição do ar também é um problema constante em conflitos industriais e ambientais, afinal toneladas de gases tóxicos são lançadas na atmosfera todos os dias. Esses gases podem deteriorar a qualidade do ar que respiramos e causar diversas doenças respiratórias.
· Entre outros como: aquecimento global, alteração da fauna e flora e desbalanço da cadeia alimentar.
2. Quais as alternativas para reduzir os impactos?
O que as empresas devem fazer é agir para entender quais são os principais impactos ambientais negativos que podem ser minimizados. Um bom começo é implementar medidas sustentáveis como o reuso da água e a gestão adequada dos resíduos tóxicos.
Além dessas, podemos citar outras alternativas para evitar o impacto ambiental, como:
· Mapeamento dos resíduos por fonte geradora
· Identificar o tipo de resíduo gerado
· Reduzir a geração de resíduos
· Reciclar resíduos
3. Qual a importância da gestão ambiental?
A gestão ambiental é fundamental para as organizações porque, por meio da estratégia e planejamento de negócios, o impacto ambiental de seus serviços e produtos pode ser gerenciado e minimizado.
Com isso, a empresa ganhou novos negócios, pois a implantação de um sistema de gestão ambiental melhorou sua imagem, a gestão de materiais e energia, evitou gastos desnecessários e acidentes ambientais, além de atender a legislação ambiental. Este programa, que tem como foco a gestão ambiental, contribui não só para a sustentabilidade da própria organização, mas também para que ela seja vista como sustentável.
Comments